sábado, 30 de junho de 2012

Informação é VIDA!

Olá galera. Tudo bem com vocês?

Antes de deixar as informações sobre a Doação de Medula Óssea, desejamos pra você e sua família um ótimo final de semana, com muita saúde e alegrias!

Você que está aqui nesse blog é um escolhido de Deus para o chamado de poder salvar vidas, pense nisso!

Para o doador a punção é apenas um pequeno incômodo que passa. Para o receptor será a diferença entre a vida e a morte.

Você sabia?

Tudo seria muito simples e fácil se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e receptor. A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a UMA EM 1 MILHÃO. Em razão disso existe o REDOME, um banco de doadores de medula óssea. Quando um paciente necessita de transplante, esse banco é consultado e se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

Quem necessita dessa doação?

O Transplante de Medula Óssea (TMO) é indicado principalmente para o tratamento de doenças que comprometem o funcionamento da medula óssea, como doenças hematológicas, onco-hematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças auto-imunes.
Doenças Onco- hematológicas
  • Leucemias Agudas e Crônicas
  • Linfomas de Hodgkin e não Hodgkin
  • Mieloma Múltiplo
  • Síndrome Mielodisplásica(SMD)
Doenças Hematológicas
  • Aplasia Medular ou Anemia Aplástica Severa
  • Anemia de Fanconi
  • Hemoglobinapatias: Anemia Falciforme e Talassemia
  • Hemoglobinúria Paroxística Noturna
Imundeficiências
  • Congênitas ou primárias e secundárias. A indicação do transplante depende, em geral, da doença e da fase da doença em que os pacientes se encontram. Para muitos casos, não há como controlar a doença somente com a quimioterapia e radioterapia convencional e a realização do transplante poder ser o melhor recurso terapêutico para alcançar a cura.
  • Quem pode doar?

    Pessoas com saúde em bom estado, entre 18 e 55 anos. É bom lembrar que:
    • Diabéticos podem doar;
    • Pessoas grávidas ou amamentando podem doar;
    • Pessoas que tem pressão alta podem doar;
    • Não há nenhuma restrição quanto a meningite, anemia ou hepatite 'a' que a pessoa tenha tido anteriormente;
    • Não há peso mínimo;
    • Pessoas que tem tatuagem pode doar.

    Como é a compatibilidade entre os doadores?

    Paciente tem 25% de chance de encontrar um doador compatível entre irmãos. A maior parte dos pacientes não encontra um doador compatível na família. Assim sendo, procura-se um doador compatível inscrito no registro nacional de doadores. Daí a importância de todos serem doadores de medula.

    Por que se registrar?

    Registro de Doadores de Medula Óssea é um banco de dados onde fica os dados e HLA dos doadores. É necessário um grande número de doadores registrados para que os pacientes tenham chance de encontrar um doador compátivel. Para o paciente, você pode representar a única possibilidade de cura.

    Quais são os procedimentos com o doador compatível?

    Se houver compatibilidade, o doador é convocado para um exame de sangue mais detalhado. O doador será avaliado para certificar seu bom estado de saúde.

    Qual a forma de doação?

    Quando o doador consultar o médico, este vai informar sobre qual a melhor forma de coleta célular para paciente que receberá a medula, de acordo com sua doença e da fase em que se encontra. O doador decide juntamente com médico sobre a melhor forma de doação.

    Como a medula é removida?

    Existem duas formas de doar medula:
    Punção direta da medula óssea - É realizada com agulha, na região da nádega, de onde retirase uma quantidade de medula equivalente a uma bolsa de sangue. O procedimento dura 40 minutos e é feito com anestesia. O doador fica em observação por um dia e pode retornar para casa no dia seguinte. Após esse processo, o doador tem a sensação de que recebeu uma injeção oleosa, porém, não ficam cicatrizes, apenas mínimas marcas de alguns furos de agulha.
    Punção da veia - A coleta pela veia é realizada pela máquina de aférese. O doador recebe um medicamento por 5 dias que estimula a proliferação das células-mãe migram da medula para as veias e são filtradas. O processo de filtração dura em média 4 horas, até que se o número adequado de células. O efeito colateral do medicamento é que ele provoca dores no corpo, como as de uma gripe.

    Como os pacientes recebem a medula?

    Depois de um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe a nova medula por meio de transfusão. Em duas semanas a medula transplantada já estará produzindo células novas.

    Posso doar mais de uma vez?

    Dificilmente haverá mais de uma pessoa compatível com o doador, no entanto se for necessário , pode haver mais de uma Doação. A medula se regenera rapidamente, como acontece na Doação de Sangue.

    Para ser doador de medula precisa ter o mesmo tipo sanguíneo?

    Não! O que vai determinar se você pode ser ou não o doador é o teste de HLA e não o tipo sanguíneo.

    Quem não pode doar?

    Você so não pode ser doador se tiver alguma desta doenças. Não podem doar que já teve: HEPATITES B e C, HIV, SÍFILIS, DOENÇA DE CHAGAS, LEUCEMIA OU ALGUM TIPO DE CÂNCER NO SANGUE.

4 comentários:

  1. como faço para promover uma campanha de doação de medula na minha cidade, quero mais informações
    obrigado

    Wilson
    (13)3841.3063 ou wilsoniguape@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adilson eu só de Criciúma e estou fazendo pelo face mesmo! A onde trabalho no Cartorio fizemos no mês passado outubro rosa sob câncer de mama e junto com hemoscles a doação de medula também, hoje continuo no meu face!


    Nara Costa

    ResponderExcluir
  3. Há muitos anos atrás estive em Porto Alegre para me "registrar" como doadora de medula. Fiz exames de sangue e preenchi os formulários, mas nunca recebi nenhum papel ou qualquer coisa dizendo que o meu cadastro havia sido realizado. É possível saber se meu nome está na lista de doadores no país? Ou é melhor eu me recadastrar?? Obrigada!
    Ana Maria

    ResponderExcluir